Eletrodomésticos e consumos
Eletrodomésticos e consumos

Eletrodomésticos e consumos

Elettrodomestici e consumi


Sapere quali stanze consumano più energia aiuta a risparmiare: la cucina è al primo posto per consumi.
Saber quais divisões consomem mais energia ajuda a poupar: a cozinha está em primeiro lugar nos consumos.

Exercício 1: Imersão linguística

Instruction: Assista ao vídeo e responda às perguntas relacionadas.

A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.

Palavra Tradução
Un televisore Uma televisão
Un condizionatore d'aria Um ar-condicionado
Il riscaldamento O aquecimento
La console per videogiochi O console de videogame
La lavatrice A máquina de lavar roupa
Un'asciugatrice Uma secadora
Il frigorifero A geladeira
La lavastoviglie A lava-louças
Quali sono le stanze della casa che consumano più energia? (Quais são os cômodos da casa que consomem mais energia?)
All'ultimo posto c'è la camera da letto: normalmente ha il televisore, il condizionatore d'aria e il riscaldamento. (Em último lugar está o quarto: normalmente tem a televisão, o ar-condicionado e o aquecimento.)
Questa stanza consuma circa cento kW all'anno. (Este cômodo consome cerca de cem kW por ano.)
Poi c'è la stanza dei bambini, con una console per giocare. (Depois vem o quarto das crianças, com um console para jogar.)
Consuma circa duecentonovanta kW all'anno. (Consome cerca de duzentos e noventa kW por ano.)
Il bagno usa il gas per scaldare l'acqua; ha una lavatrice e qualche volta un'asciugatrice. (O banheiro usa gás para aquecer a água; tem uma máquina de lavar roupa e, às vezes, uma secadora.)
In questa stanza il consumo è generalmente di trecentosettanta kW all'anno. (Neste cômodo, o consumo é geralmente de trezentos e setenta kW por ano.)
Al secondo posto c'è il salotto, con il televisore, la console, il riscaldamento e il condizionatore d'aria. (Em segundo lugar está a sala de estar, com a televisão, o console, o aquecimento e o ar-condicionado.)
Il salotto consuma circa quattrocentosettanta kW all'anno. (A sala de estar consome cerca de quatrocentos e setenta kW por ano.)
Al primo posto c'è la cucina: ha molti elettrodomestici, come il frigorifero e la lavastoviglie; il consumo della cucina è di circa cinquecentotrentasette kW all'anno. (Em primeiro lugar está a cozinha: tem muitos eletrodomésticos, como a geladeira e a lava-louças; o consumo da cozinha é de cerca de quinhentos e trinta e sete kW por ano.)

1. Qual è la stanza che consuma meno energia?

(Qual é o cômodo que consome menos energia?)

2. Quale stanza è al primo posto per consumo di energia?

(Qual cômodo está em primeiro lugar no consumo de energia?)

3. Quali elettrodomestici vengono citati per la cucina?

(Quais eletrodomésticos são citados para a cozinha?)

4. Quanta energia consuma il salotto in un anno?

(Quanta energia a sala de estar consome em um ano?)

Exercício 2: Diálogo

Instruction: Leia o diálogo e responda às perguntas.

A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.

Lorenzo e Federica parlano della stanza che consuma di più

Lorenzo e Federica falam sobre o cômodo que consome mais
1. Lorenzo: Hai già visto la bolletta? Mi sembra più alta del previsto. (Você já viu a conta? Parece mais alta do que o previsto.)
2. Federica: Sì, le bollette continuano ad aumentare ogni mese. (Sim, as contas continuam aumentando todo mês.)
3. Lorenzo: Dobbiamo capire come mai consumiamo così tanto. (Precisamos entender por que consumimos tanto assim.)
4. Federica: In cucina, per esempio, usiamo spesso il forno e la lavastoviglie: consumano molto. (Na cozinha, por exemplo, usamos muitas vezes o forno e a lava-louças: consomem muito.)
5. Lorenzo: E accendiamo anche il riscaldamento ogni giorno. (E também ligamos o aquecimento todos os dias.)
6. Federica: Già, in tutta la casa. (Isso mesmo, na casa toda.)
7. Lorenzo: In camera, invece, accendiamo solo la televisione. Mi sembra poco. (No quarto, em vez disso, ligamos apenas a televisão. Parece pouco.)
8. Federica: Però il bagno consuma molto: c'è il gas che scalda l'acqua e facciamo spesso la lavatrice. (Mas o banheiro consome muito: tem o gás que aquece a água e fazemos a máquina de lavar com frequência.)
9. Lorenzo: Hai ragione: bagno e cucina forse sono le stanze che consumano di più. (Você tem razão: banheiro e cozinha talvez sejam os cômodos que mais consomem.)
10. Federica: Possiamo provare a ridurre i costi: usiamo gli elettrodomestici solo quando è necessario. (Podemos tentar reduzir os custos: usamos os eletrodomésticos só quando for necessário.)
11. Lorenzo: È un buon inizio. Vediamo se riusciamo a risparmiare così. (É um bom começo. Vamos ver se conseguimos economizar assim.)

1. Quali stanze consumano di più, secondo Lorenzo e Federica?

(Quais cômodos consomem mais, segundo Lorenzo e Federica?)

2. Quale elettrodomestico usano spesso in cucina?

(Qual eletrodoméstico eles usam com frequência na cozinha?)