Exercício 1: Imersão linguística
Instruction: Assista ao vídeo e responda às perguntas relacionadas.
A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.
| Palavra | Tradução |
|---|---|
| Un televisore | Uma televisão |
| Un condizionatore d'aria | Um ar-condicionado |
| Il riscaldamento | O aquecimento |
| La console per videogiochi | O console de videogame |
| La lavatrice | A máquina de lavar roupa |
| Un'asciugatrice | Uma secadora |
| Il frigorifero | A geladeira |
| La lavastoviglie | A lava-louças |
1. Qual è la stanza che consuma meno energia?
(Qual é o cômodo que consome menos energia?)2. Quale stanza è al primo posto per consumo di energia?
(Qual cômodo está em primeiro lugar no consumo de energia?)3. Quali elettrodomestici vengono citati per la cucina?
(Quais eletrodomésticos são citados para a cozinha?)4. Quanta energia consuma il salotto in un anno?
(Quanta energia a sala de estar consome em um ano?)Exercício 2: Diálogo
Instruction: Leia o diálogo e responda às perguntas.
A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.
Lorenzo e Federica parlano della stanza che consuma di più
| 1. | Lorenzo: | Hai già visto la bolletta? Mi sembra più alta del previsto. | (Você já viu a conta? Parece mais alta do que o previsto.) |
| 2. | Federica: | Sì, le bollette continuano ad aumentare ogni mese. | (Sim, as contas continuam aumentando todo mês.) |
| 3. | Lorenzo: | Dobbiamo capire come mai consumiamo così tanto. | (Precisamos entender por que consumimos tanto assim.) |
| 4. | Federica: | In cucina, per esempio, usiamo spesso il forno e la lavastoviglie: consumano molto. | (Na cozinha, por exemplo, usamos muitas vezes o forno e a lava-louças: consomem muito.) |
| 5. | Lorenzo: | E accendiamo anche il riscaldamento ogni giorno. | (E também ligamos o aquecimento todos os dias.) |
| 6. | Federica: | Già, in tutta la casa. | (Isso mesmo, na casa toda.) |
| 7. | Lorenzo: | In camera, invece, accendiamo solo la televisione. Mi sembra poco. | (No quarto, em vez disso, ligamos apenas a televisão. Parece pouco.) |
| 8. | Federica: | Però il bagno consuma molto: c'è il gas che scalda l'acqua e facciamo spesso la lavatrice. | (Mas o banheiro consome muito: tem o gás que aquece a água e fazemos a máquina de lavar com frequência.) |
| 9. | Lorenzo: | Hai ragione: bagno e cucina forse sono le stanze che consumano di più. | (Você tem razão: banheiro e cozinha talvez sejam os cômodos que mais consomem.) |
| 10. | Federica: | Possiamo provare a ridurre i costi: usiamo gli elettrodomestici solo quando è necessario. | (Podemos tentar reduzir os custos: usamos os eletrodomésticos só quando for necessário.) |
| 11. | Lorenzo: | È un buon inizio. Vediamo se riusciamo a risparmiare così. | (É um bom começo. Vamos ver se conseguimos economizar assim.) |
1. Quali stanze consumano di più, secondo Lorenzo e Federica?
(Quais cômodos consomem mais, segundo Lorenzo e Federica?)2. Quale elettrodomestico usano spesso in cucina?
(Qual eletrodoméstico eles usam com frequência na cozinha?)