Dopełniacz odpowiada na pytania: kogo? czego? Używamy go, żeby powiedzieć, że czegoś brakuje, coś dotyczy kogoś/czegoś, lub w niektórych wyrażeniach z czasownikami.
(O genitivo responde às perguntas: kogo? czego? Usamo-lo para dizer que falta algo, que algo diz respeito a alguém/a algo, ou em algumas expressões com verbos.)
- Os substantivos do género masculino geralmente recebem as terminações -a (normalmente nomes de pessoas e animais, mas também alguns outros substantivos) ou -u (para nomes de coisas, materiais, fenómenos e conceitos abstratos).
- O género feminino geralmente recebe -y (depois da maioria das consoantes) ou -i (depois de k e g).
- O género neutro recebe a terminação -a.
| Mianownik: kto? co? (Nominativo: quem? o quê? ) | Dopełniacz: kogo? czego? (Genitivo: de quem? de quê?) | |
|---|---|---|
| rodzaj żeński (género feminino) | głowa (cabeça) | Mam ból głowy (Tenho dor de cabeça) |
| rodzaj męski (género masculino) | brzuch (barriga) | Mam ból brzucha (Tenho dor de barriga) |
| rodzaj nijaki (género neutro) | gardło (garganta) | Mam ból gardła (Tenho dor de garganta) |
Exceptions!
- A regra sobre as terminações do género masculino é apenas uma simplificação e tem muitas exceções.
- A maioria das formas tem de ser simplesmente memorizada.
Exercício 1: Escolha múltipla
Instruction: Escolha a resposta correcta
A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.
1. Mam ból _____ i kaszel.
Tenho dor de _____ e tosse.2. Mam ból _____, ale nie mam gorączki.
Tenho dor de _____, mas não tenho febre.3. Od rana mam ból _____ i katar.
Desde a manhã tenho dor de _____ e coriza.4. Dziś nie ma _____, proszę zadzwonić jutro.
Hoje não há _____, por favor ligue amanhã.Exercício 2: Rewrite the phrases
Instruction: Reescreva as frases usando a forma correta no caso genitivo (de quem? de quê?). Exemplo: Tenho dor de cabeça → Tenho dor de cabeça.
A buscar as suas correções... Por favor, não feche esta página ainda.
Mostrar/Esconder tradução Mostrar/ocultar dicas-
Mam ból głowa.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploMam ból głowy.(Tenho dor de cabeça.)
-
Mam ból brzuch.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploMam ból brzucha.(Tenho dor de barriga.)
-
Mam ból gardło.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploMam ból gardła.(Tenho dor de garganta.)
-
Po pracy mam ból głowa i chcę odpocząć.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploPo pracy mam ból głowy i chcę odpocząć.(Depois do trabalho, tenho dor de cabeça e quero descansar.)
-
Dzisiaj mam ból brzuch, więc nie jem kolacji.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploDzisiaj mam ból brzucha, więc nie jem kolacji.(Hoje tenho dor de barriga, então não janto.)
-
Rano mam ból gardło, ale idę do pracy.⇒ ____________________________________________________________________________________________________ ExemploRano mam ból gardła, ale idę do pracy.(De manhã tenho dor de garganta, mas vou trabalhar.)